Google perde mercado para Yahoo e Microsoft em buscas na web

Ganhos de tráfego obtidos pelas concorrentes em junho podem ser sinal de que a Google já não tem mais para onde ir a não ser para baixo.

A Google perdeu um pouco de terreno no tráfego de buscas em junho para os sites do Yahoo e da Microsoft - mas a gigante da Internet não tem mais lugar para ir a não ser para baixo.

A Google fechou junho com uma fatia de mercado de 62,6%, um pouco menos que os 63,7% de maio, de acordo com a comScore. E os sites da Yahoo e da Microsoft – incluindo seu principal serviço, o Bing – apresentaram ganhos, inflando seus números de 18,3% para 18,9% e de 12,1 para 12,7%, respectivamente, entre maio e junho.

Mesmo assim, todos os três serviços de busca mostraram crescimento na comparação com os dados de 12 meses atrás. O Bing lidera o pelotão, com crescimento de 77% no período. A Google cresceu 12,7%.

Do jeito que estão, os números não podem ser considerados nem bons, nem maus. Eles simplesmente apontam para o fato que, quando uma empresa detém a maior parte de algo – sejam restaurantes de fast food ou mecanismos de busca na web -, ela corre o risco de perder essa liderança.

Ponto de saturação
Com cerca de 63%, a Google é a líder incontestável do mercado de buscas na web, mas seus dez anos de estrada já indicam a chegada a um ponto de saturação – a menos que algo revolucionário aconteça, ela já conquistou todos os usuários que tinha que conquistar.

O Microsoft Bing, um estreante que usa a ferramenta de busca computacional Wolfram Alpha, é um antídoto ao algoritmo “que tudo vê” da Google. O refinamento dos resultados de busca não parece ser o forte da empresa.

Leia texto completo, clique aqui

About ALFA NETWORKS

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.