4 hábitos que fazem dos executivos alvos prediletos de golpes na Internet

Desatentos para questões de segurança e convictos de estarem protegidos, eles são os primeiros a passar por cima das normas elaboradas pela TI.

Os responsáveis pela gestão da segurança da TI são os primeiros a ficarem preocupados com o uso de redes sociais por funcionários capazes de cair no conto de alguém que se diz em apuros em uma localidade distante - os velhos golpes do tipo 419.

Outros se preocupam com aqueles funcionários que acreditarão estar falando com um príncipe nigeriano querendo dividir uma fortuna.

E há mais uma fonte de preocupação: as mensagens disfarçadas de e-mail de bancos. Esses golpes virtuais são a motivação que faltava para a empresa dar início a um programa de conscientização do perigo que essas ações trazem.

Mas, de acordo com o consultor de segurança e CIO da empresa Stratagem 1 Solutions, Jayson Street, o cerne da preocupação não deveria ter como foco os funcionários em geral e sim os executivos de alto poder de decisão dentro da organização. Se alguém precisa de instruções sobre como lidar com essa questão, são eles.

Street realiza estudos de penetração desses golpes e fornece treinamento para corrigir “os bugs humanos”. Ele aponta para os executivos com acesso a informações confidenciais como alvos prediletos na hora desses golpes.

Eles estão em condições de comprometer seriamente a organização. A ameaça somente poderá ser considerada sanada quando o termo “segurança” for largamente disseminado dentro da empresa, do nível mais baixo até o mais alto.

“Precisamos de executivos atentos aos perigos”, afirma. “Ao saberem o que lhes pode acontecer, estarão aptos a evitar os riscos.”


Leia texto completo clique aqui

About ALFA NETWORKS

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.