CIOs pretendem investir em serviços de nuvem para reduzir custos

Uma das tendências é a de que os departamentos de TI programem parte do orçamento para serviços sob demanda.

Em média, os departamento de TI investem 70% ou mais do orçamento para manutenção da infraestrutura e das operações. Mas uma pesquisa da Forrester Research, abrangendo 2,6 mil empresas de todos os portes, constatou que os CIOs pretendem reverter esse cenário, ao investir boa parte dos recursos em inovação, como forma de suportar o crescimento dos negócios. O que, de acordo com a consultoria, pode estimular muitas empresas a buscar a computação em nuvem (cloud computing) como uma alternativa à redução dos custos operacionais.

A consultoria Hacket Group confirma as informações da Forrester e vê, em seus levantamentos, a necessidade por um orçamento flutuante. As companhias querem a habilidade de manter a paridade entre custos de TI e a entrada de receitas, o que torna crítica a adoção de serviços sob demanda.

O líder de práticas globais da Hacket, Honorio Padrn, acredita que os clientes querem o máximo de flexibilidade e um modelo de preços baseado em consumo diário. “Acredito que essa instabilidade que caracteriza o clima econômico atual dificilmente vai voltar à normalidade, o que favorece sistemas facilmente escaláveis e pagos por uso e afasta as companhias de estruturas inflexíveis, com custos fixos muito altos”, pontua Padrn.

Uma das tendência, que deve se acentuar nos próximos anos, é que os CIOs programem uma parte dos orçamentos para serviços sob demanda, como o caso de cloud computing. “Essas oportunidades estão surgindo somente agora no mercado”, recorda o analista da Forrester Research, Robert Whiteley. “Só que a partir do momento em que os líderes de TI têm a possibilidade de comprar hardware como despesa operacional, o orçamento deve caminhar nesse sentido”, acrescenta.

Leia texto completo, clique aqui

About ALFA NETWORKS

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.