Site Wikileaks publica relatórios secretos sobre guerra no Afeganistão

Os documentos relatam incidentes ocorridos durante a guerra e revelam mortes de civis e grupos especiais para assassinatos de militantes talebãs.

O site Wikileaks.org publicou, no último domingo (26/7), o controverso "Afghan War Diary" (AWD) – Diário da Guerra no Afeganistão – uma coleção de 91 mil relatórios detalhando incidentes inquietantes e nunca divulgados envolvendo os Estados Unidos e outras forças da OTAN, no Afeganistão.

O núcleo do AWD é composto de relatos de soldados e oficiais da inteligência, descrevendo eventos e análises da guerra, da situação política e notas das reuniões entre os oficiais.

De acordo com o jornal The Guardian, um dos três jornais a oferecer acesso completo aos arquivos, os incidentes incluem soldados franceses da OTAN metralhando um ônibus escolar cheio de crianças, um incidente em uma aldeia envolvendo tropas polonesas, e tiros de soldados britânicos no filho de um general afegão.

No total, 144 incidentes são detalhados, entre eles, um evento no qual as tropas da OTAN disparam sobre civis afegãos, causando um número ainda desconhecido de mortos e feridos. O grande número de mortes causadas pelas bombas do Talibã também estão relacionados.

Leia texto completo, clique aqui

About ALFA NETWORKS

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.