Todo mundo sabe que a escolha de um fornecedor é uma tarefa difícil. Afinal, ao fim e ao cabo, apenas a imagem da sua empresa será prejudicada se o fornecedor não cumprir o prazo de entrega ou usar matérias-primas de qualidade duvidosa. Certo?
Ainda assim, muitas empresas não 
utilizam critérios sólidos em suas escolhas e depois acabam se 
arrependendo ao darem de cara com problemas que poderiam ter prevenido 
bem antes, na hora da escolha.
Para evitar que você caia numa 
armadilha, preparamos uma lista com 6 Erros que você não pode cometer na
 hora de escolher um fornecedor.
1. Não buscar referência
Um fornecedor é como um médico ao qual 
você decide confiar-lhe a vida em uma cirurgia. Quem aqui nunca 
pesquisou antes a procedência e referencias a respeito do médico com 
quem esperava operar? É exatamente assim que deve ser ao escolher um 
fornecedor, afinal, pelo seu passado vos conhecerei. Se ele tem fama de 
faltar com a palavra o que te faz pensar que contigo será diferente? Vê?
 Apenas com esta pesquisa você consegue eliminar um monte de 
fornecedores que são inadequados e sem perca de muito tempo, pois, a 
internet está ai para isso e apenas com uma pesquisa rápida você já 
ficará a par de sua reputação. Outra tática válida, é entrar em contato 
com outros clientes dele para se informar sobre os serviços prestados e 
se estão satisfeitos com ele. Acredite, apenas com isso você pode evitar
 futuras dores de cabeça.
2. Analisar apenas o preço
Eu sei, tendemos a escolher o mais 
barato. Né? Mas na escolha de um fornecedor, apesar do preço ter um 
peso, é preciso saber que ele não é o único fator a ser levado em 
consideração.
Tenha sempre em mente que preço e 
qualidade caminham juntos. De nada vale um sem o outro, afinal, um 
produto de má qualidade reflete na aceitação e na reputação da sua 
empresa. Caso haja problemas com os itens que você comercializa, o 
cliente culpará sua empresa e não o fornecedor. Lembre-se disso!
3. Não considerar o frete
Não adianta de nada avaliar o preço e a 
qualidade do produto e esquecer justamente de observar o valor do frete.
 Este gasto interfere diretamente no valor final do produto e por isso, é
 importante que as questões relativas a ele sejam combinadas durante a 
negociação. Afinal, o combinado não sai caro!
4. Não avaliar a capacidade de fornecimento
É preciso avaliar sempre a capacidade de
 fornecimento, pois, se houver um aumento na intenção de compra deste 
produto em especial é preciso de que você esteja cem por cento seguro de
 que se fornecedor dará conta de produzir os produtos.
5. Não ter uma segunda opção
Imagine o problema que você estaria se 
seu fornecedor não puder fornecer o produto no prazo estipulado e você 
não tem uma segunda opção? Pense em todo o trabalho que terá para 
encontrar um que seja confiável, que consiga cumprir os prazos, com 
preços competitivos e produtos de qualidade? Nos negócios é preciso 
sempre ter a mão uma segunda opção para eventualidades e assim é com os 
fornecedores. Se por acaso um falha, é necessário ter outro a mão para 
evitar futuras dores de cabeça.
6. Não negociar os prazos
Sempre negocie prazos, tanto para receber os produtos, quanto para efetuar o pagamento pela mercadoria.
Com relação a receber os produtos, vale 
ressaltar que se deve analisar a localização da empresa contratada, uma 
vez que a distância física entre o seu empreendimento e a fornecedora 
pode influenciar no cumprimento dos prazos e na cobrança dos fretes.
Quanto a efetuar o pagamento pela 
mercadoria, seja sempre sensato e não se esqueça nunca de considerar as 
condições que você oferece ao seu consumidor na hora de combiná-los. Se a
 maioria das suas vendas é parcelada, por exemplo, não é vantajoso que 
você pague pelos produtos em apenas uma vez, a menos que o fornecedor 
ofereça um excelente desconto à vista.
 A depender do valor do pedido, negocie 
de modo que as suas vendas possam arcar com as parcelas assumidas. Antes
 de escolher um fornecedor, verifique ainda se ele costuma cobrar juros 
nas compras parceladas e pesquise as formas de pagamento oferecidas. É 
importante constatar qual das alternativas é mais adequada ao seu 
negócio. Acredite, isso faz diferença!
Vale lembrar que para uma boa 
administração dos compradores, é aconselhável que se implante um Sistema
 ERP Integrado. Veja alguns dos recursos básicos que o Sistema ERP pode 
te oferecer:
- Controle de Requisições
- Mapa de cotações de preços
- Pedidos de compras
- Entrada de notas
- Validação de notas eletrônicas na Sefaz
Implemente já em sua empresa o Sistema ERP Integrado da Alfa Networks.
Com mais de quinze anos de experiência, a
 Alfa Networks é uma empresa de TI focada em dar suporte na 
implementação de novas tecnologias voltadas para melhorar o desempenho 
empresarial de seus clientes baseada em um modelo flexível de atuação 
visando tornar a tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de 
negócios, quer seja em processos de planejamento, controle ou em uma 
atuação em nível mais estratégico através de sistemas de informação 
gerenciais.
http://www.alfanetworks.com.br/noticias/nao-cometa-estes-6-erros-quando-voce-escolher-um-fornecedor
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Entre e contato conosco!
José Roberto Pinto
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