Com a chegada das
mídias sociais, muitas pessoas acreditaram que o e-mail marketing estava
definitivamente nas últimas. Mas adivinha? As mídias sociais chegaram, e o
e-mail marketing ainda está muito bem, obrigado.
Você pode estar
pensando: “Ok! Ainda está funcionando,
mas será que realmente vale a pena investir nisso quando se tem as mídias
sociais?” Sim, vale a pena! É lógico, como todo o marketing há obstáculos a
serem superados, mas ainda assim, o e-mail marketing supera toda a forma de
marketing online em termos de resposta.
Vale lembrar que não
estamos tentando dizer que as mídias sociais não funcionam, porque elas de fato
funcionam, quando integradas em um mix de marketing e não como uma solução para
todos os seus problemas, o que muitas pessoas estão sendo levadas a acreditar.
Pensando nisso,
elaboramos uma lista com 5 Razões pelas
quais se vale a pena Investir em E-mail Marketing.
1º A Lista é SUA
Um dos seus maiores
bens é a sua lista (clientes, prospectos, etc).
Com ela, você tem acesso direto, ou seja, pode se comunicar com seus
contatos quando quiser. A lista é sua e você pode fazer o que quiser com ela. E
se algum dia quiser mudar o seu gerenciador de e-mail (Outlook, Thunderbird,
...)? Sem problemas. Mas isso não acontece com as mídias sociais. Deus nos
livre do Facebook morrer tal e como o Orkut, mas caso ocorra ou você venha a
cancelar a sua conta, todos os seus contatos estariam perdidos. Pense sobre
isso. Pense em como confiar unicamente em coisas em que você não pode controlar
pode causar danos.
2º Taxa de Visualização Maior
Suponha que você tenha
5.000 curtidas em sua página no Facebook e 1.000 seguidores no Twitter. O que
acontece quando postar uma atualização? Será que todos os 5k e 1k irão visualizar? Absolutamente não. A sua porcentagem
de visualização será bem menor. Seja porque a sua pontuação do Edge Rank do
Facebook for baixa e, portanto, o grau de exposição de sua postagem baixa, ou
ainda, seus seguidores não tenham acessado sua conta na hora em que você
publicou uma atualização em seu Twitter ou que estejam, mas não estavam
prestando atenção em sua postagem, ainda assim, o resultado ainda é o mesmo. Entretanto,
se você tiver o mesmo número de contatos com o e-mail marketing, é bem mais
provável que atinja um número maior de pessoas. Ok, sua taxa de abertura pode
variar, mas se o seu conteúdo for relevante para sua lista, à taxa de abertura
pode ser bastante elevada. De qualquer forma, você ainda pode atingir uma maior
porcentagem de seus assinantes por e-mail que o alcançado em mídias sociais.
Além disso, se você
postar agora no Facebook e no Twitter, mas seus fãs e seguidores não fizerem
login em sua conta social em um dia ou assim... Quais são as chances de que
eles vão ver o seu post? Bastante reduzidas. Por quê? Porque a sua atualização
vai ser empurrado para baixo em seu "feed" conforme o tempo passa. O
mesmo acontece com e-mail, até certo ponto, mas a maioria das pessoas percorrerem
seus e-mails não lidos em sua caixa de entrada e portanto, suas chances de ter
sua mensagem visualizada sobem drasticamente.
3º Compartilhável
Sim, todas as mídias
sociais são compartilháveis, mas o benefício adicional de e-mail é que você pode
listar várias opções de ações dentro de seu e-mail para inspirar e incentivar
os assinantes a compartilhar em seu Facebok, Twitter, Likedim, dentre outros. Vê
o que eu quero dizer?
4º Constrói sua Própria plataforma
Quando você possui
sua lista, você possui uma plataforma.
Dica Importante:
Nunca trate seus assinantes como uma lista, uma plataforma ou um número. Você
deve tratar seus assinantes como os humanos, porque eles são, e nunca tratá-los
como certo. Sempre investir neles e agregar valor a eles.
Sua lista ajuda a
construir a sua própria plataforma e dá-lhe o crescimento da audiência de longo
prazo.
Além disso, com assinaturas
de e-mail é bem mais fácil segmentar suas listas. Se você não sabe o que a
segmentação é, basicamente consiste em separar seus assinantes por categorias.
Você pode ter a sua lista de e-mail principal, mas também pode ter uma lista
separada com base nas pessoas que compraram determinado produto ou que tenham
determinado interesse. Esta segmentação permite que você envie comunicação
especializada com base em seus interesses segmentados. A segmentação pode
melhorar drasticamente seus resultados. Você pode fazer alguma segmentação com
as mídias sociais, mas convenhamos, é bem mais difícil.
5º Acesso
Isso pode ser um
choque para alguns, mas nem todo mundo on-line está no Twitter ou Facebook (ou
pelo menos está ativo), mas a maioria das pessoas tem uma conta de e-mail que verifica
regularmente.
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José
Roberto Pinto
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