Futuro do varejo é consumidor multicanal que exige práticas sustentáveis, diz consultor

Um consumidor que tem forte presença digital, pesquisa e compra em diversos canais e tem grande mobilidade. Um cliente que demonstra grande preocupação com a sustentabilidade. Um freguês que compara o que lhe é oferecido com outros itens do mercado. Um consumidor que busca um ponto de venda que lhe ofereça diversas soluções em um mesmo local.

As tendências do varejo brasileiro foram apresentadas hoje por Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS & MD – Gouvêa de Souza, durante a 10ª Convenção ABF do Franchising, que aconteceu entre 17 e 21 de novembro, em Praia do Forte, na Bahia. “Nós caminhamos, ao longo das últimas duas décadas, para um processo de desenvolvimento que gerou um consumidor novo, que tem maior nível de informação e que mudou sua forma de pensar e de influenciar outros consumidores”, disse Souza.

Segundo dados da GS & MD – Gouvêa de Souza, 73% dos internautas brasileiros fazem pesquisas na internet antes de fazer compras. Eles buscam referências de produtos e de marcas, fazem comparações de preço e conferem as experiências de outros consumidores. “Esse é o neoconsumidor. Ele está fazendo melhores negócios para si”, afirmou Souza. Por isso, ressaltou o especialista, os varejistas devem ter as margens pressionadas. A saída é criar diferenciais para que o consumidor pague a mais.

LEIA TEXTO COMPLETO, CLIQUE AQUI

About ALFA NETWORKS

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.