No início dos anos 2000, quando o comércio eletrônico começou a crescer, as grandes empresas tiveram uma grande vantagem sobre as pequenas empresas, já que estas não podiam justificar um grande investimento em uma loja virtual sem que houvesse a garantia de sucesso. No entanto, com o tempo, tudo isso mudou. A cada dia, mais e mais, se encontram plataformas acessíveis, que permitem que a pequenas empresas entrem no jogo e, com isso, mais e mais, se aumenta a concorrência tornando-se assim, evidente que não basta apenas criar uma loja virtual e esperar que o produto venda-se sozinho. A cada dia que se passa, é preciso muito mais do que uma loja virtual aberta para se ter um negócio de sucesso.
5 MANEIRAS PARA SE PREPARAR PARA O FUTURO DO E-COMMERCE
1. Loja Virtual Responsiva
A cada dia que se passa, mais e mais, se
aumenta o número de compras realizadas através de dispositivos móveis
e, é exatamente por isso que em abril deste ano, o Google lançou uma
alteração no algoritmo do seu buscador, no qual penaliza aqueles sites
que não sejam responsivos.
2. Conteúdo
Isso de oferecer conteúdo que sejam
realmente de utilidade a seus clientes e potenciais clientes, iniciou-se
primeiramente com as grandes empresas, mas, pouco a pouco, as demais
foram aderindo a esta moda, fazendo-nos chegar onde estamos. Onde
empresas que produzem conteúdo de qualidade são beneficiadas.
3. Entrega
Empresas como a Amazon investem milhões e
milhões para manter um serviço de entrega com uma excelência fora de
série e a cada dia que se passa, mais e mais, nós – os consumidores –
estamos aprendendo a contar com esse nível e eficiência. O que
basicamente significa que futuramente empresas que não conseguirem
contar com este nível de eficiência não serão capazes de competir.
4. Apoio ao Cliente
Quem aqui nunca encontrou um problema
enquanto realizava sua compra online e por falta de ajuda simplesmente
abandonou o carrinho? Acredite-me, isso é mais comum do que parece. E é
exatamente por isso que é preciso investir em ferramentas, que possam
auxiliar o consumidor. Como um serviço de chat online que realmente
funcione ou uma central de apoio para as questões mais frequentes em que
o cliente realmente posa encontrar a resposta, de maneira fácil e
tranquila.
5. Personalização
Empresas como a Amazon e Ebay
personalizam a plataforma de compra de cada usuário de acordo com os
itens que estão em seu carrinho e/ ou compras passadas. Lógico que para
as pequenas empresas, isso ainda pode ser uma realidade distante. Mas a
cada dia que se passa, mas e mais, essa característica tende a estar
mais presente.
E você o que acha? Será que esta moda pega mesmo?
A Alfa Networks é uma empresa de TI
localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas
tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus
clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a
tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja
em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais
estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a
Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website,
Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens,
Help Desk e Consultoria.
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José Roberto Pinto
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Fonte/Créditos/Origem: http://www.alfanetworks.com.br/noticias/o-futuro-da-loja-virtual-para-pequenas-empresas
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