Há alguns meses atrás, um estudo alegando que o e-mail marketing gera mais resultados do que as mídias sociais ou qualquer outro meio de marketing digital, foi divulgado e ganhou proporções épicas dentro da comunidade do marketing digital. Afinal, ficou mais do que comprovado de que ignorar o e-mail marketing (que acreditem, muitos pensavam que estava para bater as botas) para focar apenas em mídias sociais, é uma tremenda burrice. E que fique claro ninguém aqui está dizendo eu às mídias sociais não funcionam. Sim, elas funcionam. Mas o e-mail marketing oferece um resultado melhor. Isso, entretanto, não quer dizer que sua empresa não precisa ter conta nas redes sociais. Ao contrário, é tudo uma questão de equilíbrio. Misturar as ferramentas e fazer com que elas trabalhem para você, entende?
Mas voltando ao assunto, assim que o
estudo foi publicado, como já era de se esperar, algumas empresas
comemoraram o estudo, enquanto que outras, ainda que estivessem
duvidando da legitimidade do estudo, sabiam que o e-mail marketing é uma
ferramenta que deve ser levada a sério.
Agora, do que adianta iniciar uma
campanha de e-mail marketing de qualquer jeito? Acredite-me, isso faz
mais mal do que bem. E, é exatamente por isso que preparamos uma lista
com os 3 Erros comuns em E-mail Marketing que você definitivamente não deve cometer.
1º Enviar e-mail marketing de cinco em cinco segundos
A frequência é sempre um problema,
certo? Agente sempre fica na dúvida se está enviando muito ou pouco.
Afinal, a programação de envio não pode ser muito intensa para não
irritar, muito menos, tão esporádica ao ponto do cliente esquecer da sua
empresa.
Um cronograma legal para se seguir se
você é uma loja virtual é enviar no máximo um e-mail marketing por dia
ou no mínimo dois e-mails marketing por semana, contendo as ofertas, as
novidades, as promoções e tudo mais que for interessante ao cliente.
Agora se a sua empresa não é uma loja virtual, o ideal é enviar de um
e-mail marketing por semana a um a cada quinze dias. Necessidades
diferentes, frequências diferentes. Esse é o ponto.
2º E-mail sem link para conteúdo externo
O e-mail marketing serve para um
propósito bem definido, promover. Ou seja, promover o seu conteúdo
externo, seja ele uma oferta, um novo post, um e-book ou o que seja, o
importante é não se esquecer dos links. Afinal, nada adianta enviar um
e-mail marketing que não contenha links externos para ação do seu
leitor.
3º Falta de apelo à ação
É tão simples quanto parece, se você
quer que seu leitor tome determinada ação é preciso que você diga-lhe o
que fazer. Esqueça aquela história de achar que o cliente sabe
exatamente o que fazer, que está tudo na cara. Você precisa mostrar
passo-a-passo se quiser garantir que o leitor tome determinada ação.
A Alfa Networks é uma empresa de TI
localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas
tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus
clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a
tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja
em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais
estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a
Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website,
Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens,
Help Desk e Consultoria.
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José Roberto Pinto
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