Você sabia que é bem comum colocar o preço errado em produtos? Sabia que isso acontece porque geralmente as pessoas decidem o valor de cada produto apenas com base em achismos ou estimativas vagas em vez de calcular realmente quanto custa aquele produto? Pois é! E isso é realmente um problema, pois, se o valor ficar muito alto o cliente não compra, e se ficar muito baixo o negócio não gera receita suficiente. E é exatamente por isso que muitas empresas não dão certo, porque, simplesmente perdem dinheiro. Dinheiro este, que faz falta.
Mas como calcular o preço de um produto 
de maneira correta? Ao contrário do que muitos pensam isso não é uma 
tarefa Herculana. Na verdade é bem simples. Saca só o que você precisa 
levar em conta quando for elaborar o preço de um produto:
MÉDIA DE CUSTOS FIXOS
MÉDIA DE CUSTOS FIXOS
Sabe todas aquelas contas que se 
repetem mês a mês, como: aluguel, luz, água, condomínio, telefone e 
salários dos funcionários (apenas salários fixos, não considere 
comissões)? Então, a elas denominamos custos fixos.
Junte todos estes custos dos últimos seis meses e some. Depois de somar, tire a média dividindo o resultado por seis.
MÉDIA DE CUSTOS VARIÁVEIS
MÉDIA DE CUSTOS VARIÁVEIS
Nesta etapa entram todos os custos 
como: frete, impostos, comissão dos funcionários, investimentos em 
embalagens e sacolas, além de outros gastos com publicidade. O ideal é 
que a soma dos custos fixos e variáveis represente cerca de 30% do 
faturamento da loja.
Assim como na etapa anterior, junte os dados dos últimos seis meses, some e tire a média.
MARGEM DE LUCRO
MARGEM DE LUCRO
Quanto você espera ter de lucro sobre o produto? 10%? 15%? 30%? 50%? Decida uma margem ideal para isso.
Agora que você tem todos os dados, 
precisa calcular quanto cada um desses itens representa do faturamento 
bruto, transforando em porcentagem, e então, somar.
Exemplo: 20% de custo fixo + 10% de custos variáveis + 35% de margem de lucro = 65%
Calculou? Ufa! Agora, pode ficar tranquilo que falta pouco e o que falta é bem simples!
Nesta nova etapa você vai descobrir a taxa de marcação ou como é mais conhecido, “mark-up”.
Para isso, você precisa subtrair a porcentagem alcançada da totalidade, ou seja, 100%. Exemplo: 100%- 65%=35%
Agora você precisa dividir este valor pela totalidade, ou seja, 100%. Exemplo: 100 / 35 = 2,86 (Este é o seu Mark-up)
E o que vem a ser o Mark-up?
O mark-up nada mais é do que o índice 
que você deverá multiplicar pelo custo total de cada produto e então 
você terá o preço ideal.
Então, se você tem um produto que te 
custou R$20,00 (vinte reais), você deverá multiplicar 20 x 2,86 e 
chegará ao seu preço, que neste caso vem a ser R$57,20.
Agora se você não quer se perder neste 
monte de contas malucas ou simplesmente quer agilizar seu processo, nada
 melhor do que um Sistema ERP para te ajudar, que além de calcular o 
preço de um produto, mantem um histórico de fornecedores, investimento 
gasto anteriormente com a matéria prima, dentre outros fatores que podem
 realmente te ajudar a manter o controle total e sua empresa!
Se você procura por um Sistema ERP que 
seja fácil de utilizar, armazenado em nuvem, ou seja, que você possa 
acessar através da internet aonde quer que você for, a qualquer hora e 
de qualquer dispositivo, e que além de tudo isso, integre com todas as 
suas lojas, sejam elas físicas ou virtual, você definitivamente está 
procurando pelo Sistema ERP Integrado da Alfa Networks!
A Alfa Networks é uma empresa de TI 
localizada em Limeira e focada em dar suporte na implementação de novas 
tecnologias voltadas para melhorar o desempenho empresarial de seus 
clientes baseada em um modelo flexível de atuação visando tornar a 
tecnologia em uma importante ferramenta de gestão de negócios, quer seja
 em processos de planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais 
estratégico através de sistemas de informação gerenciais.
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 Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, 
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