Você sabia que apenas saber como definir o preço certo para um produto (para aprender como calcular o preço certo de um produto clique aqui ), não basta para gerar demanda de vendas? Bom, para isso, é necessário uma pequena dose de psicologia. Isso mesmo, de psicologia! Eu sei, provavelmente você esta com um pé atrás, certo? Mas já discutimos isso em um artigo anterior, lembra-se? Então, tenha em mente que assim como a psicologia pode interferir no processo de vendas fazendo com que ao aplicar um simples conceito, venda-se mais e mais rapidamente (leia mais sobre isto clicando aqui) assim também funciona no processo de precificação. Afinal, o marketing e a psicologia andam juntos.
Pensando nisso, a Alfa Networks separou 3 Princípios Psicológicos Infalíveis de Estratégias de Preços que ao ajustar a sua empresa com certeza vai fazer com que você aumente a demanda de vendas!
1. Preço de Charme
Você já reparou que as empresas abusam 
do uso do número nove na hora de definir um preço? E não estou falando 
apenas das lojinhas de R$1,99, não! Seja a empresa qual for, a maioria 
delas aplicam o uso do número nove na hora de definir um preço, e é 
lógico que existe uma razão para isso!
Conhecida como precificação charme, essa
 estratégia foi apresentada pelo escritor americano William Poundstone 
depois de um estudo de oito preços distintos, nos quais, os que 
terminavam em nove venderam cerca de 24% a mais do que os preços 
arredondados. Isso acontece porque os preços terminados em zero são mais
 fáceis de lembrar, por ser um número redondo. Isso fixa o preço na 
memória do mesmo jeito que um aniversário de 30 anos é mais lembrado do 
que o de 31. Assim, com o preço claro na cabeça, fica mais fácil 
pesquisar valores menores e, consequentemente, comprar menos por 
impulso.
A maioria das pessoas atrela o sucesso 
dos preços terminados com nove por serem mais baratos, mas nem sempre 
isso acontece. Segundo uma pesquisa realizada pelo MIT com roupas 
idênticas em três preços diferentes, sendo eles: US$34, US$39 e US$44, o
 preço de US$39 superou os outros graças à atração psicológica dos 
preços de charme. Isso acontece porque nossos cérebros tendem a ler os 
preços desde os dígitos da esquerda, para a direita, com um nível de 
atenção decrescente. Isto é, concentramos apenas nos primeiros dígitos 
do preço para avaliar a conveniência da compra. Por esta razão, as 
empresas se preocupam por assegurar que os primeiros dígitos do preço 
sejam os mais baixos possíveis.
2. Preço Ancorado
A Williams-Sonoma, rede de lojas 
americana especializada em produtos para a cozinha, vendia uma máquina 
de pães por US$ 279. Foi um fracasso. Mesmo assim, lançou uma nova 
versão, pouco maior por US$ 429. Novo fracasso. Mas algo curioso 
aconteceu: a partir de então as vendas do aparelho de US$ 279 dobraram. 
Isso é o que consultores de preço chamam de ancoragem, fenômeno em que, 
ao estimar o valor numérico de algo, as pessoas são inconscientemente 
influenciadas por outros números relacionados. Quer dizer, um 
eletrodoméstico que custa US$ 279 pode soar extravagante. Mas, se o 
consumidor sabe que a versão um pouco maior é mais de 50% mais cara, o 
preço fica mais interessante.
A ancoragem é comum em lojas chiques e 
restaurantes caros. Mas não é só lugar badalado que usa e abusa da 
psicologia dos preços. O prato-feito da esquina também. Muitas vezes ele
 o induz a escolher exatamente aquilo que quer que você escolha. Pense 
em um filé com fritas. Pequeno, R$ 15; médio, R$ 20 e grande, R$ 22. Se a
 fome for grande, você tende a escolher o maior prato porque 
proporcionalmente ele é mais barato. O restaurante pode cobrar menos, 
pois a quantidade de comida no prato não interfere tanto assim no custo 
(há outras partes envolvidas, como mão de obra, energia elétrica, gás, 
água etc.). Cobrando menos, o restaurante o leva a pedir logo o maior 
prato. É o chamado "menu induzidor", que faz parte de um conceito 
largamente usado para conquistar o consumidor: o preço não linear.
3. Preços por pacote
Quando uma empresa possui um produto 
consolidado, pode utilizar-se desta estratégia para ajudar a mover o 
estoque de itens de menor giro ou com menor participação do mercado.
Em geral a empresa combina dois ou mais 
produtos em um pacote e oferece um desconto para que o consumidor 
adquira tudo de uma vez. Um bom exemplo desta estratégia são as cadeias 
de fast-food que oferecem refrigerante, batata-frita e sanduíche por um 
preço mais barato do que se for pedir cada item em separado.  "Com ofertas, o consumidor econômico é persuadido a gastar mais, em nome do poupar dinheiro."
O problema é que você não está necessariamente economizando. "É
 dinheiro parado. Você faz estoque, mas esse dinheiro poderia estar 
rendendo em outras coisas. É uma decisão racional, só que limitada",
 explica Alcides. Outro exemplo: você precisa de 2 pastas de dente, uma 
para agora, outra de reserva. A pasta custa R$ 2,50 e a farmácia vende 5
 por 4, logo R$10. Tentado pela promoção, você resolve comprar o pacote,
 gastando R$5 a mais. Fez uma boa compra? Possivelmente. Saiu 
satisfeito? Talvez. Mas mais feliz ainda ficou o dono da farmácia, que 
fez você gastar R$10 em vez de R$5.
A Alfa Networks é uma empresa de TI 
focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas 
para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um 
modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante
 ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de 
planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico 
através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a
 Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, 
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