O final do ano está a um pulinho daqui e isto significa que é hora de acelerar o ritmo e começar elaborar as campanhas de e-mail marketing, afinal, este é o trimestre mais movimentado do ano para o comércio eletrônico.
Mas, se o problema é que você não sabe 
pro onde começar, não se preocupe! A Alfa Networks preparou um artigo 
com dicas exclusivas para você sair com tudo nas vendas de final de ano.
Primeiro de tudo, defina seus objetivos, metas e estratégias!
Já diz o ditado: Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho leva a lugar nenhum.
Todo bom administrador sabe muito bem 
que para fazer qualquer coisa é preciso planejar. Assim também funciona 
com uma campanha de e-mail marketing.  É preciso definir objetivos e 
metas e depois traçar estratégias que possibilitem alcançar os 
objetivos, porque se não fizer isso, vira tudo uma tremenda bagunça, 
compreende?
Além disso, se você definir seus 
objetivos, metas e estratégias serão bem mais fácil desenvolver uma 
campanha segmentada para alcançar os resultados desejados e 
posteriormente avaliar o sucesso de seu esforço com uma base de 
resultados reais.
Aqui estão algumas dicas para ajuda-lo a
 definir seus objetivos, metas e estratégias que irão conduzir as suas 
vendas ao sucesso.
1. Os objetivos:
Seus objetivos devem determinar o 
propósito de sua campanha, exatamente o que você deseja alcançar, e por 
isso, precisa ser o mais específico possível.
Exemplos:
- Aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing
- Aumentar a taxa de cliques
- Aumentar a taxa de vendas
Dica: Para preencher este campo, você deve se perguntar: “Qual resultado quero obter com a campanha de e-mail marketing?“ Além disso, não se esqueça de utilizar do acrônimo S.M.A.R.T.* que é frequentemente utilizado para a definição de objetivos.
*Objetivos S.M.A.R.T. significam:
S de Specific (Específico)
Ao definir 
um objetivo, não se deve deixar espaço a interpretações duvidosas. 
Quanto mais detalhado for o objetivo, melhor será sua compreensão e 
maiores as chances de ser atingido.
M de Measurable (Mensurável)
Vale a pena
 repetir a famosa frase “Você não pode gerenciar o que não se pode 
medir”. Qualquer objetivo que não possa ser transformado claramente em 
um número permite a manipulação e interpretação para que os interessados
 o considerem atingido ou não. Talvez sua organização não tenha as 
ferramentas necessárias para medir um objetivo, e neste caso elas devem 
ser desenvolvidas antes da definição do objetivo.
Por 
exemplo, “Melhorar a satisfação dos clientes da loja A em 20% em 3 
meses” parece ser um objetivo específico. No entanto, pode acontecer que
 a loja em questão não tenha um sistema adequado para a medição da 
satisfação do cliente. Desta forma, o gerente da loja poderia usar 
qualquer variável que tivesse melhorado para considerá-la como 
determinante da satisfação do cliente, atingindo assim seu objetivo.
Portanto, é importante ter claramente definido o método ou sistema de medição que será usado para monitorar o objetivo.
A de Attainable (Atingível)
Os 
objetivos sempre devem ser agressivos, mas nunca impossíveis de atingir.
 É importante lançar um desafio para que a equipe se supere e lute por 
algo que parece ser difícil, mas isto é muito diferente de definir 
números que nunca poderão ser obtidos, o que causará frustração e 
desânimo.
Ao 
considerar um objetivo como “atingível”, não se deve pensar somente em 
“possível” ou “impossível”, e sim nos diversos aspectos que o afetam. 
Por exemplo:
- Nossa equipe e liderança têm as habilidades necessárias para atingir esta meta? Se não, há um plano de treinamento e desenvolvimento?
- Nossos produtos ou serviços possuem a qualidade necessária para tornar a meta realidade?
- Existe um potencial real no mercado que permita a definição deste objetivo?
Na 
prática, as perguntas para cada objetivo serão diferentes, mas o 
importante aqui é entender que a meta deve considerar os diversos 
aspectos do negócio, e não seguir somente o ideal de um chefe que não 
está observando a realidade.
O A
 também é algumas vezes chamados de “Agreed Upon” (feito em comum 
acordo). Isto significa que todos os envolvidos na definição e execução 
do objetivo o conhecem e estão de acordo com sua viabilidade e 
benefícios.
R de Realistic (Realista)
Muitas vezes o objetivo é possível, mas não é realista. Ao considerar o realismo, você deve pensar em fatores como:
- A equipe aceitará perseguir o objetivo?
- Este objetivo está alinhado com a missão e visão da organização?
- Algum princípio ético é ferido com este objetivo?
Por 
exemplo, o objetivo “Reduzir em 30% o gasto com planos de saúde” pode 
ser atingido simplesmente mudando a categoria dos planos dos 
funcionários para um nível inferior. No entanto, este não seria um 
objetivo realista em uma organização que historicamente sempre se 
preocupou com o bem-estar dos funcionários e não passa por nenhuma 
dificuldade financeira que justifique estes cortes.
Um líder que define um objetivo pouco realista está fora de sincronia com a empresa e com sua equipe.
T de Timely (Em Tempo)
Esta característica se mistura um pouco com o S
 (específico). Significa que além do inicio e fim do período de busca do
 objetivo serem bem definidos, este período não deve ser tão curto que 
torne o objetivo impossível nem tão longo que cause uma dispersão da 
iniciativa com o tempo.
2. As metas:
Depois de estabelecer um objetivo geral, é hora de estabelecer as metas.
Mas qual é a diferença de objetivos e 
metas? Basicamente objetivo é a descrição daquilo que se pretende 
alcançar, já a meta é a definição em termos quantitativos e com um prazo
 determinado.
Ex: Se o seu objetivo é aumentar a sua 
taxa de cliques, primeiramente defina um percentual específico para essa
 ação e defina um prazo para alcançar este percentual de crescimento.
Outras metas que você pode considerar para a sua campanha pode ser:
- Aumentar a taxa de abertura de e-mail marketing em 15% nos meses de novembro e dezembro
- 30% dos destinatários do e-mail marketing das promoções de final de dezembro utilizarem o código de desconto da promoção.
- Aumentar o tráfego da loja virtual em 50% no ultimo trimestre do ano.
3. As Estratégias
Estratégias nada mais são do que o passo a passo que você fará para alcançar o seu objetivo.
Exemplo:
- Para atingir o objetivo de aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing, você poderia definir as seguintes estratégias:
1º Fazer um teste A/B para observar o dia que tem a maior taxa de abertura do e-mail Marketing
2º Definir um calendário de envio de 
E-mail Marketing de acordo com o teste A/B, lembrando sempre de seguir 
rigorosamente a data e horário pré-agendado.
3º Fazer um teste A/B para definir o designer que mais agrada o público
4º programar para que todos os e-mail marketing sigam o layout de acordo com o teste A/B
Observe que descrevi passo a passo o que teria de fazer para alcançar meu objetivo.
Caso queira, você também pode criar uma 
estratégia diferente para cada meta, a fim de dividir em pequenas 
tarefas as suas ações. Dessa forma o que parece algo grande e difícil de
 alcançar fica mais palpável.
4. Os KPIs
Depois de definir os objetivos, as metas
 e as estratégias, é preciso definir os KPIs (Key Performance 
Indicator), ou seja, medidas quantificáveis para que você possa 
compreender se os objetivos estão sendo atingidos.
A definição de indicadores é importante,
 pois, é através dela que se determina se é preciso ou não mudar as 
estratégias para alcançar as metas pré-estabelecidas.
As m´tricas mais utilizadas para e-mail marketing são:
- Taxa de Abertura
- Taxa de Cliques
- Taxa de Cancelamento de Inscrição
- Taxa de Rejeição
Entretanto, para sua campanha de férias 
provavelmente haverá outros indicadores que você queira acompanhar, tais
 como: Se você tiver em sua loja virtual uma página especial para o fim 
de ano com descontos especiais, acompanhar o número de visitas desta 
página ou se você tiver um código especial de desconto para esta época 
acompanhar a taxa de adesão dele.
5. Os Resultados
É importante que durante toda a campanha
 você se lembre de que sempre que definir ofertas deve acompanha-las de 
perto, para que no próximo natal você tenha as coisas em perspectivas. 
Afinal, ao conhecer as tendências de seu público alvo, o que eles mais 
gostam, que tipo de promoções preferem, que itens promocionais se saem 
melhor, lhe permitirá tomar decisões realistas e atingíveis. E isso lhe 
fará elevar o nível da sua campanha e da sua taxa de vendas.
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focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas 
para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um 
modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante
 ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de 
planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico 
através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a
 Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, 
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Fonte/Créditos/Origem: http://www.alfanetworks.com.br/noticias/saia-com-tudo-nas-vendas-de-final-de-ano
 


 
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