Quer aumentar a sua taxa de vendas neste fim e ano e fechar o ano com lucro total? Uma excelente opção para sair com tudo e fechar o ano em azul (ou melhor, em preto rs), é embarcar nesta onda de Black Friday (que neste ano cai no dia 28 de Novembro), que além de te trazer vendas impressionantes, faz do cliente uma pessoa mais feliz!
Mas, antes disso, você sabe qual é a origem do termo Black Friday? Não? Então, eu conto para você!
Existe mais de mil e uma histórias para 
explicar o dia de descontos mais esperado do ano do mundo todo, mas 
basicamente, a expressão que venho a expressar esta sexta feira maluca 
de descontos começou mais ou menos nos anos sessenta nos EUA.
Uns dizem que foi um termo criado por 
policiais da Filadélfia para se referir ao dia após o feriado de Ação de
 Graças Americano, que vem a ser sexta feira, em que o transito se 
tornava um caos, enquanto que outros dizem que este termo foi criado 
para se referir ao período de conforto financeiro dos varejistas, já que
 o período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o 
período de lucro do dia seguinte ao dia de Ações de Graças até o fim do 
ano. Curiosamente, os varejistas utilizavam a cor vermelha para se 
referir aos valores negativos e a cor preta para indicar o saldo 
positivo. De qualquer forma, eis o surgimento da expressão Black Friday.
Agora que você já conhece toda a história, preparamos exclusivamente para você este artigo que vai te orientar o passo a passo O Guia Infalível de Como Fazer uma Campanha Black Friday de Sucesso Absoluto!
1. Gere engajamento através de descontos
Os consumidores aprenderam a esperar 
grandes descontos na Black Friday. Para gerar ofertas que realmente 
sejam relevantes aos seus clientes e que realmente aumente a sua taxa de
 vendas, experimente fazer uma análise do comportamento do seu cliente 
no ano passado. Isso vai lhe mostrar quais produtos e ofertas criaram 
maiores demanda neste período.
Experimente também oferecer brindes e 
frete grátis ao comprar determinados produtos, isso fará aumentar ainda 
mais sua taxa de vendas.
Outra coisa interessante de se fazer é 
gerar um código secreto, isso contribui para aquela sensação de 
exclusividade que faz a promoção se tornar ainda mais atraente aos olhos
 de seu consumidor.
2. Construa a antecipação
Uma curta campanha na semana que 
antecede a Black Friday ajuda a impulsionar a sua mensagem, criando 
certa expectativa. Mas ao contrário do que muitas empresas fazem, 
experimente enviar á cada dia um e-mail diferente, com produtos em 
promoção diferentes e linhas de assunto diferentes. Isso vai te ajudar a
 construir a antecipação do evento e consequentemente gerar mais 
engajamento.
3. Seja relevante e pessoal
Durante a Black Friday você estará 
enfrentando uma caixa de e-mail superlotada. Por isso, mais do que nunca
 é o momento de você se concentrar para garantir que suas mensagens de 
e-mail sejam pessoais e relevantes o suficiente para chamar a atenção.
Ainda assim, tenha em mente que os 
consumidores dependem do e-mail para mantê-los atualizados com ofertas 
de compra online. Sendo assim, suas mensagens serão bem vindas desde que
 relevantes.
4. Posicione seus links com estratégia
Sempre coloque os links mais importantes
 logo no topo de seu e-mail marketing, de preferencia em um local de 
destaque, pois, está comprovado que a taxa de clique vai caindo ao longo
 da mensagem. Afinal, a maioria dos consumidores gasta no máximo vinte 
segundos olhando uma promoção. Então faz sentido que os links de cima 
ganhem maior atenção que os que vão abaixo.
5. Crie Call to Action, ou seja: botões de ação, matadores!
Mantenha-o simples! É como dizem: menos é
 mais. Um simples botão com uma frase como: Compre Agora, já deve fazer a
 sua magia. Experimente também usar botões de cores que destaquem o 
design e usar as letras em CAPS para chamar atenção.
A ideia de utilizar apenas um link é 
excelente para chamar a atenção de seu consumidor e além disso vai 
manter sua promoção simples e sem desorganização para que o cliente se 
perca em meio a tantos botões de ação. Pense sobre isso.
6. Linhas de assunto
Obter uma linha de assunto com um alto engajamento é uma coisa que você vai ter de enfrentar de cabeça erguida.
Apesar de ser a favor de vez em quando quebrar esta regra, para esta ação em específico aconselho seguir o conselho de manter a linha de assunto curta, afinal, está comprovado que as linhas de assuntos curtas neste caso são mais propensas a dar resultados.
É importante que você se lembre que 
apenas colocar Black Friday em letras maiúsculas e cheio de pontos de 
exclamação causa o efeito oposto, afastando assim, seu consumidor. Como 
eu e você não queremos isso, certo? Por isso, opte por algo mais 
personalizado, algo que crie certa expectativa para que seu público alvo
 abra a mensagem.
7. Faça sua campanha móvel!
Está comprovado que a maioria das 
pessoas acessam seus e-mails através de dispositivos móveis, por isso, 
vale a pena elaborar uma campanha móvel. Afinal, um cliente não vai 
abrir um e-mail novamente simplesmente porque não conseguiu verificar 
pelo seu aparelho móvel. É mais fácil que ele exclua que procure 
verificar seu e-mail através de um computador. Não se arrisque a perder 
uma venda por bobagem, faça uma campanha móvel e já comece a se destacar
 de seus concorrentes.
8. Certifique-se de ter presença nas redes sociais
Segundo a Adobe, cerca de $ 150 milhões 
em receita neste mesmo período no ano passado venho das mídias sociais. 
Por isso, inclua links de compartilhamento nas redes sociais em seu 
e-mail marketing e se certifique que sua mensagem seja relevante o 
suficiente para que possa ser compartilhada. Sempre pense: Sua 
mensagem é simples e sincera? Seu consumidor consegue compreendê-la 
facilmente? Ela é convincente? Ela é uma daquelas mensagens que as 
pessoas simplesmente querem compartilhar com outras pessoas? 
Responder estas perguntas podem te ajudar a criar um conteúdo relevante 
ao seu público que seja de fácil entendimento e altamente 
compartilhável.
9. Crie um senso de urgência em seu público alvo
É tudo sobre isso, ao criar um senso de 
urgência você conseguirá aumentar sua taxa de vendas, afinal quem quer 
ficar de fora de uma superpromoção, não é mesmo?
Opte por ofertas de tempo limitado ou 
quem sabe oferecer apenas certo número de códigos de desconto. Isso vai 
te ajudar a aumentar a sua taxa de clique e sua taxa de conversão.
Considere ainda utilizar um conteúdo 
dinâmico em seu e-mail como um relógio de contagem regressiva da oferta 
para aumentar ainda mais o senso de urgência de seus clientes.
A Alfa Networks é uma empresa de TI 
focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas 
para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um 
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 ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de 
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