A série de TV Americana, The Walking Dead, encerrou na semana passada sua mid-season finale da 5ª temporada.
Pra quem não conhece o seriado, o enredo
gira em torno da vida de ex-vice-xerife de uma pequena cidade, Rick
Grimes, que foi colocado no comando de um grupo de sobreviventes
composta por familiares e amigos que se uniram desde quando o surto de
zumbis começou. Neste novo mundo, onde milhares de zumbis estão
famintos, esperando por qualquer chance para devorar pessoas, é
fascinante saber que o que Rick e seu grupo mais temem é a selvageria de
outros seres humanos e devido a esse medo, o processo de admissão de
novos sobreviventes no grupo mudou radicalmente para uma intensa, ainda
que breve, avaliação de caráter. Para se tornar um membro do grupo, Rick
decidiu que há três perguntas que o candidato deve responder antes que
julgue se o candidato é digno de admissão:
1º Quantos zumbis você matou?
2º Quantas pessoas você matou?
3º E por último, por quê?
Com base nas respostas a essas três
perguntas, Rick e seu grupo são capazes de determinar de forma eficiente
se cada candidato é ou não digno de admissão.
Agora, o que isso tem a ver com prospectar clientes?
Imagine que você seja capaz de
qualificar e determinar seu público alvo com perfeição, a ponto de
conhecê-lo tão bem como se fosse a si mesmo? Isso certamente te ajudaria
a vender melhor, não? Afinal, se você conhecer seu cliente tão bem
assim, você certamente saberá exatamente o que ele busca e poderá
atender as suas necessidades antes mesmo que o cliente descubra que
necessita. Acredite, isso não é impossível de se fazer, apenas
trabalhoso.
1º Perfil do Cliente Ideal
A primeira coisa que você precisa definir é o perfil do seu cliente alvo.
Definir o público alvo é importante para
que você conheça seu cliente e foque nas pessoas certas na hora de
vender o seu produto.
Agora, sem preguiça! Aqui não há espaço
para achismos, afinal, se você não basear este perfil em informações
totalmente confiáveis, não vai adiantar de muita coisa.
Utilize de seu Google Analytics ou de
seu Facebook Insights, por exemplo, para analisar seu público alvo e a
partir dele determine: Dados Demográficos, Psicológicos e
Comportamentais que indiquem a intenção de compra com relação aos
produtos que sua empresa oferece, ou seja, o Comportamento de Compra.
2º Definir as perguntas certas
Depois de definir o perfil ideal do seu
público alvo, você precisa determinar as perguntas certas que você deve
fazer ao seu público alvo ideal para descobrir o que eles realmente
querem de sua empresa e produto.
3º Definir como chegar ao sucesso
Depois de fazer as perguntas, você precisa agora analisar as respostas e separar em duas pilhas: “Aquilo que é material de sucesso” e “Aquilo que é dispensável”.
Ou seja: As respostas que te inspiram a melhorar alguma coisa em seu
negócio e aquelas que não. Mas cuidado para não destacar uma ideia que
pode parecer insignificante aos seus olhos, mas que poderia ser a chave
do seu sucesso.
O fato é um só! Assim como Rick, seu
negócio não pode se dar ao luxo de desperdiçar os recursos com as
pessoas erradas. Quer se trate de encontrar abrigo longe de zumbis ou se
separar dos concorrentes, não há tempo a perder e a eficiência é tudo.
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focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas
para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um
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