Você sabe, existe uma série de preconcepções com relação à produção de um website ou quem sabe até mesmo de uma loja virtual que podem realmente arruinar não somente o projeto, mas a aparência do seu site e, assim, a sua marca, causando a perda de clientes em potencial. Pensando nisso a Alfa Networks desmitificou os 10 erros mais comuns que podem deixar você com cara de bobo diante do cliente e perder para a concorrência.
1º Um site é fácil de fazer,
 qualquer um pode fazê-lo, não é mesmo? Aliás, meu primo conhece um 
menino que manja muito dessas coisas e cobra super barato...
Vamos falar a verdade, essa é sem dúvida
 a maior mentira deste mundo! Criar um site ou uma loja virtual, 
infelizmente, nunca é uma tarefa fácil e só porque qualquer pessoa pode 
comprar um domínio e fazer um site básico não significa que pode fazê-lo
 bem.
A verdade é que é uma tarefa que requer 
muitas horas de trabalho, não só no sentido de tornar o site real, mas 
também na hora de planejar todo o sistema que vai manter o site ou a 
loja virtual rodando e se atualizando sem problemas.
Não basta apenas um layout bonito, é preciso muito mais para que seu site funcione de verdade, em todo seu potencial.
2º Os meus clientes gostam daquilo que eu gosto!
Eu sei que este é um ponto um tanto 
quanto delicado, mas precisamos ser claros e objetivos, certo? O 
objetivo de seu negócio é te trazer lucro, não é verdade? Então, para 
que ele se desenvolva tanto quanto tem potencial é preciso ter em mente 
que a sua cor favorita ou o layout que você tem em mente não 
necessariamente o seu público alvo gosta. É nessa hora que precisamos 
abandonar um pouco o nosso eu e priorizar o perfil do público alvo. 
Simples assim. Afinal, o principal objetivo de um website ou de uma loja
 virtual é construir uma presença online para atrair clientes para o seu
 negócio. Assim, deve se levar em conta o cliente e suas necessidades e 
interesses ao longo de todo o processo de criação.
3º Viu, você não acha que 
este template está meio vazio, não? Quanto mais informações você colocar
 é melhor! Sabe aquele espacinho lá? Então acho que da para agente 
encaixar...
Eu sei que ao criar um site ou uma loja 
virtual agente quer disponibilizar todos os dados que achamos 
necessários ao usuário, mas muitas vezes o acumulo de informação se 
torna um tanto quanto demais para o usuário e ele acaba se dispersando 
em vez de encontrar naquele montante as informações úteis. Por isso, é 
preciso filtrar o que é realmente importante e a partir dai ir guiando o
 usuário para as demais informações.
É preciso também que se tenha em mente 
que um site com muita informação, muitas animações e imagens podem ser 
meio que problemáticos para os usuários móveis e tendo-se em mente que a
 maioria das pessoas hoje em dia acessa a internet através de algum 
dispositivo móvel, acho digno que se pense neles na hora de desenvolver 
um website ou loja virtual.
4º Ah... Pode colocar o site no ar e mais para frente agente vê se vale a pena implementar o SEO...
Você pode perguntar para qualquer outra 
empresa e nosso ramo e eles vão ser bem específicos lhe dizendo que SEO é
 sim uma ferramenta importantíssima que deve ser implementado antes 
mesmo de o site ir ao ar. Mas não é só isso, ao contrário do que muitos 
pensam, SEO é um trabalho para a vida toda. É preciso monitorar e 
renovar diariamente e os resultados? Não esperem que eles saiam assim do
 dia pra noite. É um processo acumulativo, mas extremamente necessário 
se você quiser que seu público alvo te encontre.
5º Informações de contato devem ficar apenas na página de contato!
Sim, eu até mesmo concordo que todo 
website deve ter uma página de contato, mas dai abdicar de destacar 
formas de contato em outras sessões do site? Isso é uma tremenda 
burrice, na minha opinião. 
O cliente precisa saber como entrar em 
contato com você, em qualquer área do site e que esteja, sem precisar se
 deslocar muito. É saber o que seu cliente precisa e se antecipar isso. 
Aqui na Alfa Networks, por exemplo, em cada artigo que preparamos 
inserimos as maneiras de entrar em contato conosco, além de também 
oferecer formas de contato no rodapé de cada página. Pode lhe parecer 
repetitivo, mas você não quer que um possível cliente não compre o seu 
produto ou serviço simplesmente porque não conseguiu se comunicar 
contigo, não é mesmo?
6º Sabe, não precisa ser nada especial. Pode pegar qualquer imagem e colocar que vai dar certo. 
Imagens sempre é um assunto polêmico, 
por conta de direitos autorais e tudo mais. Quer uma dica? Se a empresa 
não possui uma imagem de autoria própria para utilizar ou não encontrou 
nada que se encaixe nos bancos gratuitos, o melhor é não fazer 
fracatulhas. Compre a imagem e pague certinho, vale mais a pena do que 
ter o site denunciado e o maior problema da tua vida para resolver se 
alguém descobrir. O que é certo, é certo. Simples assim.
7º Site para dispositivos móveis? Isso não é uma prioridade agora. É só fazer um site que funciona na web mesmo e tudo bem...
Sem, dúvida este é um dois maiores erros
 que você pode cometer. Tendo em mente que a maioria das pessoas acessa o
 site através de dispositivos móveis hoje em dia é burrice você não 
pensar nestes usuários, porque acredite, se você não pensa o seu 
concorrente faz e pode facilmente roubar os seus clientes apenas por 
isso.
8º Tudo o que preciso é de um site, sabe? Só pra ter uma presença na internet mesmo...
Ao contrário do que você imagina, um 
website já não é mais suficiente nos dias de hoje. Os seus clientes 
esperam mais de você. Eles esperam que você tenha presença nas redes 
sociais, que opine sobre assuntos gerais e que seja mais pessoal 
possível em sua comunicação. Parece simples, mas não é. O fato é que um 
sisples website já não vale de nada para os seus clientes.
9º Tudo o que preciso é de um site com informações gerais!
Errado! Muito mais do que informações 
gerais ou um simples catálogo online, o que seus clientes realmente 
querem é que você lhes forneça informações relevantes, ou seja, algo que
 lhe seja realmente útil sem que seja fazendo propaganda diretamente de 
seus produtos. Algo como este artigo, por exemplo, que esclarece os 
maiores erros em relação à criação de sites.
10º Eu só preciso de um site...
Investir em um site é a palavra chave. 
Investir, porque não é um processo único de pagou e levou. É uma coisa 
que precisa ser renovado constantemente conforme o tempo vai passando e 
as tendências mudando. Afinal, assim como o guarda roupa que você troca a
 cada estação é um website ou loja virtual.
Criar um site é um grande passo na 
construção de sua marca internet, mas requer manutenção. O conteúdo deve
 ser gerado e constantemente atualizado. O SEO é um processo contínuo e 
as inovações em design e layout são necessárias. Afinal, para manter o 
seu site relevante, você precisa prestar atenção contínua.
A Alfa Networks é uma empresa de TI 
focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas 
para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um 
modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante
 ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de 
planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico 
através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a
 Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website, 
Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens,
 Help Desk e Consultoria.
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Entre em contato conosco para maiores informações.
José Roberto Pinto
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