Você sabe, existe uma série de preconcepções com relação à produção de um website ou quem sabe até mesmo de uma loja virtual que podem realmente arruinar não somente o projeto, mas a aparência do seu site e, assim, a sua marca, causando a perda de clientes em potencial. Pensando nisso a Alfa Networks desmitificou os 10 erros mais comuns que podem deixar você com cara de bobo diante do cliente e perder para a concorrência.
1º Um site é fácil de fazer,
qualquer um pode fazê-lo, não é mesmo? Aliás, meu primo conhece um
menino que manja muito dessas coisas e cobra super barato...
Vamos falar a verdade, essa é sem dúvida
a maior mentira deste mundo! Criar um site ou uma loja virtual,
infelizmente, nunca é uma tarefa fácil e só porque qualquer pessoa pode
comprar um domínio e fazer um site básico não significa que pode fazê-lo
bem.
A verdade é que é uma tarefa que requer
muitas horas de trabalho, não só no sentido de tornar o site real, mas
também na hora de planejar todo o sistema que vai manter o site ou a
loja virtual rodando e se atualizando sem problemas.
Não basta apenas um layout bonito, é preciso muito mais para que seu site funcione de verdade, em todo seu potencial.
2º Os meus clientes gostam daquilo que eu gosto!
Eu sei que este é um ponto um tanto
quanto delicado, mas precisamos ser claros e objetivos, certo? O
objetivo de seu negócio é te trazer lucro, não é verdade? Então, para
que ele se desenvolva tanto quanto tem potencial é preciso ter em mente
que a sua cor favorita ou o layout que você tem em mente não
necessariamente o seu público alvo gosta. É nessa hora que precisamos
abandonar um pouco o nosso eu e priorizar o perfil do público alvo.
Simples assim. Afinal, o principal objetivo de um website ou de uma loja
virtual é construir uma presença online para atrair clientes para o seu
negócio. Assim, deve se levar em conta o cliente e suas necessidades e
interesses ao longo de todo o processo de criação.
3º Viu, você não acha que
este template está meio vazio, não? Quanto mais informações você colocar
é melhor! Sabe aquele espacinho lá? Então acho que da para agente
encaixar...
Eu sei que ao criar um site ou uma loja
virtual agente quer disponibilizar todos os dados que achamos
necessários ao usuário, mas muitas vezes o acumulo de informação se
torna um tanto quanto demais para o usuário e ele acaba se dispersando
em vez de encontrar naquele montante as informações úteis. Por isso, é
preciso filtrar o que é realmente importante e a partir dai ir guiando o
usuário para as demais informações.
É preciso também que se tenha em mente
que um site com muita informação, muitas animações e imagens podem ser
meio que problemáticos para os usuários móveis e tendo-se em mente que a
maioria das pessoas hoje em dia acessa a internet através de algum
dispositivo móvel, acho digno que se pense neles na hora de desenvolver
um website ou loja virtual.
4º Ah... Pode colocar o site no ar e mais para frente agente vê se vale a pena implementar o SEO...
Você pode perguntar para qualquer outra
empresa e nosso ramo e eles vão ser bem específicos lhe dizendo que SEO é
sim uma ferramenta importantíssima que deve ser implementado antes
mesmo de o site ir ao ar. Mas não é só isso, ao contrário do que muitos
pensam, SEO é um trabalho para a vida toda. É preciso monitorar e
renovar diariamente e os resultados? Não esperem que eles saiam assim do
dia pra noite. É um processo acumulativo, mas extremamente necessário
se você quiser que seu público alvo te encontre.
5º Informações de contato devem ficar apenas na página de contato!
Sim, eu até mesmo concordo que todo
website deve ter uma página de contato, mas dai abdicar de destacar
formas de contato em outras sessões do site? Isso é uma tremenda
burrice, na minha opinião.
O cliente precisa saber como entrar em
contato com você, em qualquer área do site e que esteja, sem precisar se
deslocar muito. É saber o que seu cliente precisa e se antecipar isso.
Aqui na Alfa Networks, por exemplo, em cada artigo que preparamos
inserimos as maneiras de entrar em contato conosco, além de também
oferecer formas de contato no rodapé de cada página. Pode lhe parecer
repetitivo, mas você não quer que um possível cliente não compre o seu
produto ou serviço simplesmente porque não conseguiu se comunicar
contigo, não é mesmo?
6º Sabe, não precisa ser nada especial. Pode pegar qualquer imagem e colocar que vai dar certo.
Imagens sempre é um assunto polêmico,
por conta de direitos autorais e tudo mais. Quer uma dica? Se a empresa
não possui uma imagem de autoria própria para utilizar ou não encontrou
nada que se encaixe nos bancos gratuitos, o melhor é não fazer
fracatulhas. Compre a imagem e pague certinho, vale mais a pena do que
ter o site denunciado e o maior problema da tua vida para resolver se
alguém descobrir. O que é certo, é certo. Simples assim.
7º Site para dispositivos móveis? Isso não é uma prioridade agora. É só fazer um site que funciona na web mesmo e tudo bem...
Sem, dúvida este é um dois maiores erros
que você pode cometer. Tendo em mente que a maioria das pessoas acessa o
site através de dispositivos móveis hoje em dia é burrice você não
pensar nestes usuários, porque acredite, se você não pensa o seu
concorrente faz e pode facilmente roubar os seus clientes apenas por
isso.
8º Tudo o que preciso é de um site, sabe? Só pra ter uma presença na internet mesmo...
Ao contrário do que você imagina, um
website já não é mais suficiente nos dias de hoje. Os seus clientes
esperam mais de você. Eles esperam que você tenha presença nas redes
sociais, que opine sobre assuntos gerais e que seja mais pessoal
possível em sua comunicação. Parece simples, mas não é. O fato é que um
sisples website já não vale de nada para os seus clientes.
9º Tudo o que preciso é de um site com informações gerais!
Errado! Muito mais do que informações
gerais ou um simples catálogo online, o que seus clientes realmente
querem é que você lhes forneça informações relevantes, ou seja, algo que
lhe seja realmente útil sem que seja fazendo propaganda diretamente de
seus produtos. Algo como este artigo, por exemplo, que esclarece os
maiores erros em relação à criação de sites.
10º Eu só preciso de um site...
Investir em um site é a palavra chave.
Investir, porque não é um processo único de pagou e levou. É uma coisa
que precisa ser renovado constantemente conforme o tempo vai passando e
as tendências mudando. Afinal, assim como o guarda roupa que você troca a
cada estação é um website ou loja virtual.
Criar um site é um grande passo na
construção de sua marca internet, mas requer manutenção. O conteúdo deve
ser gerado e constantemente atualizado. O SEO é um processo contínuo e
as inovações em design e layout são necessárias. Afinal, para manter o
seu site relevante, você precisa prestar atenção contínua.
A Alfa Networks é uma empresa de TI
focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas
para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um
modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante
ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de
planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico
através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a
Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website,
Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens,
Help Desk e Consultoria.
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Entre em contato conosco para maiores informações.
José Roberto Pinto
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