Administrar bem uma empresa, não é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? Exige mais do que um trabalho duro, exige que se conheça as ferramentas e saiba como, quando e onde aplicar. Então, se você tem a sua pequena ou média empresa e quer acertar na hora de administrá-la para que ela funcione bem e gere lucro em toda a sua glória, separamos uma listinha com as 10 Dicas que Você Precisa Saber para Administrar bem a sua Empresa.
1º Tudo começa com o Plano de Negócios
Primeiro de tudo, tenha em mente que
para uma boa administração é necessário planejamento de tudo o que se
vai fazer e o mesmo se aplica em seu negócio.
Descreva e planeje a viabilidade
mercadológica e financeira da empresa. Também apresente a missão, a
visão e os valores da empresa, bem como perfil do público-alvo, valor do
investimento a ser realizado, localização e layout da empresa,
enquadramento tributário, forma jurídica, expectativa de vendas, estudos
de mercado (fornecedores, parceiros, concorrentes entre outros),
estratégias de divulgações e metas de longo prazo.
Pode parecer que é muita cosia a se
fazer, e realmente é, mas acredite que isso é para um bem maior. Não da
para simplesmente tomar decisões no escuro, certo? No escuro você comete
erros que se tivesse levantado dados nunca os teria cometido e
portanto, obteria dados satisfatórios. Então, mãos a massa!
2º O controle é a chave do negócio
Eu sei que realizar controle
administrativo do estado financeiro de sua empresa é uma tarefa
realmente chata, mas, acredite: assim como o planejamento de negócios é
um mal necessário e simplesmente não da para ir levando com a barriga se
você não quiser passar por um apuro financeiro. Portanto, realize
controles de estoque (inventários), controles de fluxo de caixa, contas a
pagar e a receber, cadastro de clientes, controle de orçamentos e
pedidos, controle de custos fixos e variáveis entre outros.
Vale a pena lembrar que o Sistema ERP Integrado da Alfa Networks, pode ser uma mão na roda na hora de controlar o financeiro e diminuir e muito suas dores de cabeça.
3º Acompanhar a contabilidade não é uma opção
Mesmo que você contrate um serviço de
contabilidade, é preciso que você acompanhe os relatórios gerados pelo
escritório de contabilidade, quanto aos impostos, balanços mensais e
demonstrativos de resultados. Tenha sempre em mente que o controle e a
chave do negócio.
4º Crie uma rotina de trabalho
Uma rotina de trabalho te ajuda a
organizar e otimizar seu tempo e tempo é dinheiro, certo? Portanto, crie
um plano de trabalho descrevendo as principais atividades dos
departamentos ou dos profissionais envolvidos, tanto da parte
operacional quanto da parte gerencial da empresa.
5º Mais do que apenas treinar, é preciso motivar.
Os colaboradores (funcionários) de sua
empresa são, definitivamente, a peça chave para seu negócio e, portanto,
precisam estar capacitados e motivados para realiza-lo. Tenha sempre em
conta que isso é um investimento e não um dinheiro perdido.
6º O Clima é importante
Ao contrário do que se pensava muitos
anos atrás, o clima da sua empresa é sim, uma coisa importante e que
precisa ser sempre visada. Afinal, o clima é responsável para que o
colaborador (funcionário) se sinta à vontade profissionalmente para
exercer bem as suas tarefas.
É importante lembrar, que cada empresa
tem seu clima organizacional baseado no perfil de funcionários e tipo de
público a ser atendido. Ex.: os funcionários da Microsoft trabalham
livremente em seus escritórios ou laboratórios, fazendo o tempo de
trabalho de acordo com o que acredita ser necessário. É claro que isso
ocorre desde que consigam produzir com qualidade e atinjam as metas
propostas.
7º Conecte-se!
Já se foi o tempo em que isso era uma
opção. Agora é um requisito obrigatório. Que cliente não busca o que
precisa na internet? Por isso tenha presença na internet, não só em um web site ou loja virtual, mas também em mídias sociais.
8º Sempre divulgue sua empresa
Como seu cliente vai tomar conhecimento
de sua empresa se você não a divulga? Realize divulgações de acordo com
as características do público, não visando somente questões financeiras,
mas também a colocação da posição de sua empresa e a sua humanização.
9º Sempre se adapte as mudanças de mercado
Certo, tenha sempre em mente que inovar
não é ruim. Pode ser difícil, okay, até concordo com isso. Mas
realmente? Mudanças são necessárias todos os dias. Tenha em conta que
empresas fracassam todos os dias porque simplesmente ficaram obsoletas.
Então, se você quiser se manter no mercado, é de extrema relevância que
acompanhe às novas tendências para o segmento em que atua. Sejam elas,
tecnológicas, sociais ou até mesmo ambientais.
10º A satisfação do cliente: O termômetro de sua empresa
Absolutamente sempre sua empresa deve visar à satisfação de seu cliente, afinal seu negócio só existe por causa dele. Certo?
Realize pesquisas de satisfação do
cliente e vá moldando seu negócio conforme os apontamentos. Mais do que
um negócio perfeito, seus clientes querem a certeza de que sua empresa
se importa com que eles pensam de você e que sempre toma ações quanto a
isso.
A Alfa Networks é uma empresa de TI
focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas
para melhorar o desempenho empresarial de seus clientes baseada em um
modelo flexível de atuação visando tornar a tecnologia em uma importante
ferramenta de gestão de negócios, quer seja em processos de
planejamento, controle ou em uma atuação em nível mais estratégico
através de sistemas de informação gerenciais.
Com mais de quinze anos de experiência, a
Alfa Networks é especializada no desenvolvimento de Sistemas, Website,
Loja Virtual, SMS MKT, E-mail MKT, SEO e no fornecimento de Hospedagens,
Help Desk e Consultoria.
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Entre em contato conosco para maiores informações.
José Roberto Pinto
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Fonte/Créditos/Origem: http://www.alfanetworks.com.br/noticias/tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-administrar-bem-sua-empresa
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