Pergunte a qualquer empresário de sucesso que conselho lhe daria a respeito de e-mail marketing e acredite, se estava esperando um conselho que fosse realmente mudar a sua vida ou seu jeito de ver, vai se decepcionar profundamente. Porque no fim das contas, como a maioria das coisas na vida, não existe atalho para o sucesso em uma campanha de e-mail marketing. Entretanto, existe duas dicas básicas que são ótimas e frequentemente desvalorizadas.
1º Foco no que realmente importa
Um e-mail marketing não se trata de um
texto enorme, manchetes chamativas ou até mesmo, gráficos incríveis. É
claro que a estética ajuda, mas o que realmente importa é a
simplicidade, legibilidade e usabilidade. Consegue entender? No fim, tudo se resume ao conteúdo. Se ele não prende o leitor, de nada vale todo o resto.
Quantos artigos você já leu lhe dizendo
que a chave do negócio (seja um website, um blog, ou qualquer coisa do
gênero) é a criação de um conteúdo de qualidade? O mesmo acontece com o
e-mail marketing. O problema é que é realmente difícil fazer um conteúdo
que impacte o leitor e o converta em cliente. E não, não, existe nenhum
manual, pois, cada caso é um caso. Mas, como tudo no universo, existem
algumas verdades.
Primeiro de tudo, encontre a sua voz. Basta ser você mesmo. Todo mundo sabe a diferença entre uma verdadeira expressão de emoção e um discurso de vendas.
Segundo, todo mundo se relaciona com fraquezas, afinal, quem nunca passou por um desafio? Mostrar suas fraquezas não é ruim, ao contrário, te humaniza.
E por ultimo, prove-se.
Não fique por ai implorando por atenção ao exibir manchete
sensacionalista. Mantenha a simplicidade e a entrega de informações
dignas. Nada de "você não vai acreditar o que aconteceu".
Tente um e-mail com três frases,
incluindo a linha de assunto e em seguida, peça que o cliente mantenha a
leitura, direcionando ao seu site. É isso aí.
Com o tempo, as pessoas vão aprender a
confiar em você e pouco a pouco, não vai lhe importar de um nada o
título do assunto, os e-mails serão abertos e lidos, porque são
confiáveis.
2º A consistência é a chave do negócio
Escolha uma frequência de envio para seus e-mails marketing e cumpra-o.
Quantas campanhas de e-mail marketing
falham porque o remetente não foi consistente o bastante? Quantos
desistem antes que seu público tenha a chance de realmente ter uma
experiência com o conteúdo? É preciso tempo para criar hábitos. E acredite, seus clientes não poderão formar um habito de leitura de seus e-mails se não há frequência e consistência.
Segundo Nir Eyal - Escritor da
TechCrunch, Forbes, Psychology Today, Orador frequente da Fortune 500 e
Professor da Stanford Graduate School of Business and Design School - as
empresas precisam determinar o potencial do seu produto para a formação
de um comportamento habitual, traçando dois fatores: frequência (como
ocorre o comportamento) e de utilidade percebida (aos olhos do usuário).
"A zona de hábito," como eu chamo, é onde ocorre uma ação com
frequência suficiente e utilidade percebida para se tornar o
comportamento padrão.
A Sulco, empresa americana de tecnologia
e suporte, é um grande exemplo disso. Sua principal estratégia é e-mail
marketing e ela contribui com mais de 100.000 visitantes únicos por
mês. Sabe por quê? Eles enviam um e-mail por semana, exatamente ao mesmo
tempo.
“Uma coisa que incentivo a fazer é manter-se em uma base regular nas caixas de entrada dos seus clientes.
No começo enviávamos e-mails
esporadicamente. Às vezes era uma vez por semana, outras vezes, os
clientes não ouviam falar de nós por três ou quatro semanas seguidas. Os
e-mails que enviamos após lapsos como estes, sempre obtiveram uma taxa
de abertura menor e as taxas de cancelamento de inscrição mais elevadas
do que o e-mail anterior.
Agora, enviamos e-mails toda
quinta-feira. Os clientes se acostumaram e nossas taxas de abertura são
maiores por causa disso. Mesmo que você não tenha um novo conteúdo a
cada semana, ainda pode enviar e-mails úteis para manter o
relacionamento.” Diz o CEO da Sulco, Alex Turnbull.
Não importa qual é a frequência, pode
ser semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. O negócio é definir uma
frequência e seguir até mesmo quando você acha que não está dando o
resultado que esperava. Afinal, nada acontece do dia pra noite. Como já
dissemos, é preciso tempo para criar um hábito.
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A Alfa Networks é uma empresa de TI
focada em dar suporte na implementação de novas tecnologias voltadas
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http://alfanetworks.com.br/noticias/2-estrategias-de-e-mail-marketing-que-frequentemente-sao-esquecidas
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