Recurso para dificultar a infecção por malware poderá dificultar ou até impedir a instalação de sistemas operacionais que não sejam “assinados” pela Microsoft.
Desde a descoberta de que o mecanismo de boot seguro (Secure Boot) do Windows 8 poderia causar dificuldades para os usuários do Linux, especula-se qual é a natureza exata delas. Será que os usuários do Linux serão simplesmente incapazes de rodar o sistema em PCs com o Windows 8? Será possível desabilitar o recurso nas configurações da UEFI (Unified Extensible Firmware Interface, que substituirá a BIOS atual) e eliminar o problema?
Estas e outras perguntas relacionadas foram feitas repetidamente na internet na última semana, e as respostas não são claras. Tanto que a Linux Australia anunciou que considera protestar junto à Australian Competition and Consumer Comission (ACC), alegando que o comportamento da Microsoft é anti-competitivo.
Provavelmente irá demorar algum tempo até que possamos saber exatamente como as coisas irão se desenrolar, já que o Windows 8 ainda é um pontinho no horizonte. Mas até o momento, parece que “PCs certificados para o Windows 8 irão tornar mais difícil ou impossível a instalação de sistemas operacionais alternativos”, diz Matthew Garrett, programador da Red Hat, uma das principais desenvolvedoras do Linux no mundo.
LEIA TEXTO COMPLETO, CLIQUE AQUI
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário