Não
basta simplesmente ter uma loja virtual para fazer sucesso de vendas.
Não, é necessário muito mais do que isso, principalmente quando se está
concorrendo com os “grandes” deste segmento.
Se você se encaixa neste perfil se liga nas dicas que preparamos para que você alcance o sucesso de sua loja virtual.
1º Passo: Planejamento
Ao contrário que muitos acreditam, tudo começa no planejamento. Seja
no lançamento de um novo empreendimento ou de uma campanha e adivinha?
Até mesmo quando se tem em mente o lançamento de uma loja virtual.
É necessário planejar qual será o mix de produtos a oferecer, o
sistema de pagamento, as taxas de fretes, o prazo de entrega e tudo mais
que concerne o empreendimento.
Por quê? As chances de meter os pés pelas mãos serão mais baixas dado
que durante a fase de planejamento é desenvolvido várias pesquisas e
traçado planos de contingência.
Lembre-se: Não queira fornecer a mesma variedade de mix de
produtos que as grandes lojas virtuais fornecem. Além de terem anos de
mercado e, portanto, de reconhecimento, possuem outro nível de
investimento. O melhor a se fazer é começar com um nicho pequeno, se
mostrando especialista nesta gama de produtos e conforme for aumentando
seu capital, aumentar o mix de produtos.
2º Passo: Desenvolvimento da Loja Virtual
Não basta um layout bonito se seu sistema não é eficaz e/ ou as páginas são complexas demais.
Primeiro, por trás de toda loja virtual é necessário um sistema que
se adeque perfeitamente a sua necessidade. Controle de estoque é mais do
que necessário, é essencial neste seguimento. Se você já possui uma
loja real, é indispensável que o sistema faça integração entre a loja
real e a virtual. Ainda que as lojas possuam tabelas de preços
diferentes, é imperativo para que não haja surpresas pelo caminho. A
Alfa Networks oferece um Sistema de Gestão ERP Integrado que vale a pena
conferir! (http://alfanetworks.com.br/produtos/sistema-erp)
Segundo, mais do que um layout bonito, opte por uma loja virtual em
que o carregamento da página não seja lento. Não há nada pior do que
ficar horas esperando carregar uma página. Acredite, a maioria dos seus
possíveis clientes desistem nesta etapa.
Terceiro, é imprescindível que o mapa do site seja fácil de entender e que as informações não sejam confusas. Lembre-se que no processo de compras, menos cliques é igual a mais compras.
Quarto, a maioria das lojas virtuais não faz a descrição dos produtos
corretamente ou utiliza informações genéricas, o que além de não passar
confiança ao consumidor, não ajuda em nada a busca orgânica do Google.
E por último, mas não menos importante, o cliente precisa confiar em
sua loja virtual para efetuar a compra. Muitos clientes desistem de
comprar porque simplesmente tem medo do produto não ser entregue ou que a
qualidade do produto ser duvidosa. Para transmitir a confiabilidade de
sua loja virtual, existem algumas ferramentas fáceis de utilizar.
- Disponibilize um telefone de contato e tenha a certeza de que o
atendimento é realizado rapidamente, pois, não adianta de nada fornecer
um telefone que chama, chama e ninguém atende ou que quando atende
demora-se muito para dar as informações e/ ou as informações não são
dadas com convicção. Isso não passa precisamente a imagem de uma empresa
de e-commerce confiável.
- Disponibilize em sua loja virtual um chat online para dúvidas, mas
não se esqueça de se certificar que o chat fica online e não off-line.
- Disponibilize a avaliação de outros clientes a respeito dos seus
produtos e serviços. Para isso você pode tanto fazer uma pesquisa pós
venda, como fornecer desconto à próxima compra ou um brinde para quem
publica sua avaliação.
- Utilize um sistema de pagamento confiável, como o Pague Seguro ou a Cielo.
- Implemente o SEO em sua Loja Virtual. Quando o consumidor utiliza
mecanismos de pesquisa, estar entre os primeiros resultados concernem
certa credibilidade.
3º Passo: Divulgação
Para se divulgar uma loja virtual não é preciso investir muito dinheiro.
Antes de tudo é necessário se ter contas oficiais da loja virtual em
mídias sociais, pois além de gerar mídia espontânea também aproxima a
empresa do consumidor, além de humanizá-la. Mas não caia no erro de só
fazer propaganda nestas mídias, priorize a humanização de sua empresa e o
relacionamento com o cliente.
Vale ressaltar que a utilização de SEO além de concernir credibilidade também ajuda na divulgação da marca.
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José Roberto Pinto
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